quinta-feira, 31 de março de 2011

Eletrização

Eletrização
          As primeiras observações feitas dos fenômenos elétricos que se tem notícia aconteceram na Grécia no século VI a. C. e essas observações foram feitas pelo o filosofo e matemático Thales de Mileto (cidade de Mileto), quando o mesmo atritou um pedaço de âmbar com pele de animal verificando que o mesmo poderia atrair pequenos corpos como palha e semente de grama.
        Portanto as conclusões mais precisas sobre os fenômenos elétricos aconteceram no século XVI (aproximadamente 2 000 anos mais tarde), através das observações do médico inglês William Gilbert, quando o mesmo afirmou que vários corpos após serem atritados poderiam atrair uns aos outros, mesmo que esses corpos fossem pesados.
        Sendo assim como a palavra âmbar (do grego eléktron), Gilbert adota a expressão “eletrizado” aos corpos que apresentam as mesmas propriedades do âmbar.
Tipos de eletrização
           Para que possamos começar a conhecer os tipos de eletrização, é preciso saber que corpos eletrizados com cargas de sinais diferentes (+, -) se atraem e corpos eletrizados com cargas de mesmo sinal (+,+) se repelem.
video
Eletrização Por atrito
            A eletrização por atrito acontece quando se atrita dois corpos neutros (mesma quantidade de prótons e elétrons) de materiais diferentes, até que seus elétrons livres sejam transferidos de um corpo para o outro. Logo o corpo que recebeu elétrons ficará eletrizado negativamente, em virtude de no momento conter mais elétrons do que prótons, já o corpo que cedeu elétrons ficará eletrizado positivamente, pois ficará com excesso de prótons. Ex.: pegando-se uma barra de vidro e atritando com seda, o vidro adquire carga positiva e a seda carga negativa. Veja a figura 01.

Eletrização por contato
         A eletrização por contato ocorre quando um corpo eletrizado e um corpo neutro entra em contado, logo o corpo que estava neutro fica eletrizado com carga de sinal igual ao corpo eletrizado. Veja a figura 02.
Eletrização por indução
Na eletrização por indução não há contato entre os corpos, o que acontece simplesmente é que um corpo eletrizado positivo ou negativo é aproximado de um corpo neutro condutor, o corpo eletrizado é chamado de “Indutor”, já o neutro é chamado de “Induzido”. E esse fenômeno elétrico ocorre em três etapas.
1ª Etapa - Acontece a indução: ao aproximar o corpo eletrizado seja positivo ou negativo o corpo neutro separa suas cargas. Vejam a figura 3.1. 
2ª Etapa – Ligamos o corpo induzido a terra através de um fio condutor, por onde se movimentará os elétrons livres da terra ou vice-versa. Vejam a figura 3.2.
3ª Etapa – Faz-se o desligamento do fio que ligava o corpo induzido a terra e neste momento o mesmo fica eletrizado com cargas diferentes do indutor. Vejam a figura 3.3.

QUESTIONÁRIO

(UFMG) Um isolante elétrico:  
a)  não contém elétrons;
b) não pode ser carregado eletricamente;
c) não pode ser metálico.   
d) tem, necessariamente, resistência elétrica pequena;
e) tem de estar no estado sólido.

(Mackenzie – SP) Considere as afirmações abaixo:
I. Um corpo, ao ser eletrizado, ganha ou perde elétrons.
II. É possível eletrizar uma barra metálica por atrito, segurando-a com a mão, pois o corpo humano é de material semicondutor.
III. Estando inicialmente neutros, atrita-se um bastão de plástico com lã e, consequentemente, esses dois corpos adquirem cargas elétricas de mesmo valor e natureza de sinais opostos.
Assinale:
a) se somente I está correta.
b) se somente II está correta.
c) se somente III está correta.
d) se II e III estão corretas.
e) se I e III estão corretas.

(Uepa) É comum em supermercados, na seção de frutas, a presença de sacos plásticos em rolos dos quais são destacados. É comum também que, ao se aproximar de um desses rolos, os pelos do braço de uma pessoa sejam atraídos para o plástico e fiquem eriçados. A respeito deste fenômeno, considere as afirmações a seguir.
I.       Os pelos se eriçam devido à presença de corrente elétrica no plástico, produzida pelo atrito.
II.    O campo magnético próximo do plástico atrai os pelos.
III. As cargas elétricas no rolo atraem as cargas de sinais contrários nos pelos.
De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta é:
a)      I                    b)   II                     c) III                     d) I e III                 e) II e III             

Um comentário:

  1. Parabéns Jeneci!
    Mostrando aplicações fica bem mais fácil de trabalhar com nossos alunos e facilita também a aprendizegem. Abraço!

    ResponderExcluir