Prof. José Jeneci
ESTUDANTES:
Elenilza Rodrigues Dias
José Diêgo Ferreira da Silva
Mônica Edilene de Queiroz
TÍTULO:
Aproveitando
a energia solar para diminuir o valor da conta de luz.
SITUAÇÃO
PROBLEMA
Como
podemos construir aquecedores solares com materiais reciclados?
HIPÓTESE
Um
aquecedor solar poderá ser construído utilizando-se garrafas pet´s, caixa de
leite e conexão de canos de PVC, sua eficiência poderá variar de uma região para outra, uma vez que, os raios
solares incide sobre a terra com uma intensidade de acordo com as estações do
ano.
JUSTIFICATIVA
O
aquecedor solar tem como função principal captar a energia térmica do sol e
aquecer a água para o banho, evitando assim o consumo de energia elétrica, o
mesmo será produzido a partir de conexão de PVC e materiais reciclados tais
como: caixa de leite longa vida e garrafas pet´s, sendo estes materiais
revestidos de tinta fosca preta para melhor armazenar a energia térmica.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho buscou, além de
conforto para as pessoas de baixa rendar, visa também que os mesmo ao fazer uso
do aquecedor solar em suas residências terão o valor da sua conta de luz
minimizado, uma vez que, está usando a energia solar para aquecer a água do
banho, como bem sabemos esse tipo de energia é considerada uma energia limpa.
OBJETIVO
GERAL
Reciclar
materiais jogados no meio ambiente e através deles construir um aquecedor solar
para economizar energia elétrica e conscientizar a comunidade para fazer uso da
coleta seletiva do lixo.
OBJETIVOS
· Retirar
do meio ambiente material reciclável para diminui a quantidade de lixo;
· Economizar
energia elétrica;
· Produzir
um aquecedor de água utilizando a luz solar como fonte energia;
· Incentivar
a coleta seletiva do lixo.
METODOLOGIA
O
trabalho será realizado na Escola Estadual Cid Rosado na cidade do Encanto – RN
no período de 18 a 28 do mês de outubro de 2011.
Para
desenvolver o projeto tivemos a necessidade de ministrar aulas com os seguintes
temais em foco: lixo, reciclagem, fonte de energia limpa e preservação do meio
ambiente, com os mesmo foram feito questionamento sobre a consciência do homem
em relação a preservação do meio ambiente e a consequência que o aquecimento
global trará para as gerações futuras.
Logo
em seguida partiremos para construção do aquecedor solar, para o qual, devemos
utilizar os seguintes materiais: tambor, garrafas pet de 2 litros, embalagens
longa vida de 1litro (leite), canos de PVC de 20 mm, cano de PVC de 100 mm,
conexão T de PVC de 20 mm, conexão L de PVC de 20 mm, tampão de PVC de 20 mm,
tinta fosca preta, solvente, luvas, pincel, cola para cano de PVC, e arco de
serra.
Para
fazermos a montagem utilizamos o arco de serra para corta os canos e as
garrafas pet´s, pintamos as embalagens de leite e começamos a encaixar uma a
uma em pedaço de cano até formar o esquema visto pela figura abaixo.
Para
finalizar encaixamos o painel solar na caixa da água ou em um tambor que faz
conexão direta com o chuveiro.
Levando em consideração que a cidade do Encanto – RN
tem uma incidência muito grande de raios solares, esse projeto poderá
beneficiar sua população com o uso do aquecedor solar, levando os mesmo a
economizar até 30% na sua conta de luz.
REFERÊNCIAS
VALADARES,
Eduardo de Campos- Física mais que divertida: inventos eletrizantes baseados em
materiais reciclados e de baixo custo. Belo Horizonte – MG: Editora UFMG, 2ª
Ed. 2002.
ALANO,
José Alcino. Disponível em: http://josealcinoalano.vilabol.uol.com.br/manual/manual.pdf. Acessado em: 10 de
agosto de 2011.
Prof. José Jeneci
ESTUDANTES:
Brenda Caroline Costa Fernandes
Francisco Tércio Pinheiro Dias
Luma Maria das Graças Souza
TÍTULO:
Comunicação Wi-fi través de espelhos parabólicos.
SITUAÇÃO PROBLEMA
Será possível se comunicar por meio de espelhos parabólicos?
HIPÓTESE
Devido à reflexão total da luz sobre os espelhos espera-se que com as ondas sonoras o mesmo venha a acontecer, refletido as ondas na forma de raios paralelos.
JUSTIFICATIVA
Os espelhos parabólicos estão sempre presente no nosso dia-a-dia, sejam nos faróis de carros, refletores e receptores de ondas eletromagnéticas e telescópios, pois os mesmo já fazem parte do avanço da comunicação.
O experimento tem como princípio fundamental as ondas mecânicas que ao serem projetada sobre um espelho, serão refletidas para um único ponto a quem denominamos de foco, de onde essas ondas serão transportadas pelo ar na forma de raios paralelos até chegarem ao outro espelho.
Sendo assim a comunicação passa a ser estabelecida sem a necessidade de conexão através de fios.
OBJETIVO GERAL
Nossa meta é estabelecer uma comunicar através de dois espelhos parabólicos sem a necessidade de fios que interligue os mesmo.
OBJETIVOS
- Mostrar que um espelho parabólico reflete todos os raios para um único ponto denominado foco;
- Associar espelhos parabólicos para convergir ondas sonoras para um mesmo ponto;
- Emitir som em diferentes freqüências para as antenas;
- Perceber a diferença entre altura, intensidade e timbre de uma fonte sonora.
METODOLOGIA
O trabalho será realizado na Escola Estadual Cid Rosado na cidade do Encanto – RN no período de 18 a 28 do mês de outubro de 2011.
Serão realizadas aulas práticas e expositivas para desenvolver com os alunos o processo de construção de experimento que envolva espelhos acústicos parabólicos e comunicação através dos mesmos. Neste momento questionamos como as ondas se propagam de um lugar para outro no espaço.
A confecção dos espelhos acústicos parabólicos foram idealizados através do livro “Física mais que divertida”, pois o mesmo relata com bastante clareza o processo de construção, indicando as medidas exatas e os moldes necessários para a construção.
Na confecção dos espelhos acústicos parabólicos será necessário:
- Kit geométrico do ensino médio;
- Parafusos;
- Tacha;
- Furadeira;
- Lixas;
- Placas de madeiras compensado de 1, 0 cm e 1,5 cm de espessura;
- Serra tico-tico;
- Cartolina ou papel cartão;
- Estilete;
- Cola branca;
- Sarrafo de madeira.
Para fazer a montagem das parabólicas o primeiro passo foi realizar cálculos e medidas para se chegar ao molde na forma de parábola e em seguida foi feito o pedestal de fixação dos espelhos acústicos parabólicos, para o mesmo utilizamos um sarrafo de madeira de 1,20 m de altura fixado em uma base de madeira ou sobre um aro de roda de carro.
Logo em seguida será feita o revestimento das parabólicas com o papal cartão o que torna sua aparecia mais interessante, já na etapa final será feito o calculo para encontrar o foco de cada parabólica.
REFERÊNCIAS
GASPAR, Alberto. Física 2 Ondas, Óptica, Termodinâmica Ed. Ática, 2000.
GREEF (Grupo de Reelaboração do Ensino de Física: Física 2: Física térmica e óptica. São Paulo, Edusp, 1999.
VALADARES, Eduardo de Campos- Física mais que divertida: inventos eletrizantes baseados em materiais reciclados e de baixo custo. Belo Horizonte – MG: Editora UFMG, 2ª Ed. 2002.
BECKMANN, Fabio de Sene e MAURÍCIO, Luiz Alberto. Disponível em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2009/anais/arquivos/RE_0229_0986_01.pdf.
BOVOLENTA, Humberto D. Disponivel em:http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/F530_F590
_F690_F809_F895/F809/F809_sem2_2005/HumbertoD-Dirceu_RF1.pdf.
Prof.
José Jeneci
Vinicius Fernandes do Nascimento
Maria Miaíre Pereira Silva
Poliana Naílle Guedes de Queiroz
TÍTULO:
O
uso da acidez dos vegetais como fonte de energia alternativa.
SITUAÇÃO PROBLEMA
O
ácido contido na laranja e no limão pode ser convertido em energia?
HIPÓTESE
Por
ser uma solução iônica, seus íons livre produz energia.
JUSTIFICATIVA
O
projeto tem como finalidade desenvolver novas fontes de energias renováveis,
visando através de experimentos adquirirmos novos conhecimentos em relação a
tema proposto, tendo em vista que quanto maior a quantidade de energia
alternativa menor será a quantidade de lixos tóxicos jogados no meio ambiente,
sendo assim contribuímos significativamente para minimizar o aquecimento
global.
INTRODUÇÃO
Os
relógios digitais funcionam com uma bateria (cristal de quartzo) de baixa
intensidade de corrente elétrica, algo em torno de 1,5 V. O nosso projeto fará
uso de frutas cítricas e alguns legumes para substituir a bateria do relógio,
sendo do que muitas vezes será necessário fazermos ligação em séria para que os
mesmo forneçam corrente elétrica suficiente para o funcionamento desse tipo de
relógio.
OBJETIVO
GERAL
Utilizar
a acidez de algumas frutas para gerar energia, fazendo assim objetos funcionar
sem a necessidade de usar as baterias.
OBJETIVOS
· Buscar
novas fontes de energia alternativas e limpas;
· Representar
e interpretar, esquematicamente o funcionamento de uma pilha;
· Compreender
os cuidados necessários para o descarte de pilhas e baterias;
· Medir
o pH de uma solução iônica.
METODOLOGIA
O trabalho será realizado na
Escola Estadual Cid Rosado na cidade do Encanto – RN no período de 18 a 28 do
mês de outubro de 2011.
Serão realizadas aulas
expositivas para desenvolver com os alunos o processo de construção do
experimento que envolva energia alternativas.
A experiência será feita da
seguinte forma:
Retira-se a bateria do
relógio digital, solda-se dois fios de fina espessura nos pólos do suporte da
bateria, em seguida liga os fios a uma placa de zinco e outra de cobre, nesse
momento espetamos essas placas nos limões, dependendo da voltagem da bateria
serão utilizados um total de 2 a 3 limões. Vejam a figura abaixo com esquema de
funcionamento.
REFERÊNCIAS
FELTRE,
Ricardo. Química. – Físico-Química. São Paulo: Moderna, 6ª ed.2004.
NETTO, Luiz Ferraz. Disponível em: http://www.feiradeciencias.com.br/sala12/12_21.asp .
Acessado em: 9 de agosto de 2011.
http://www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/ele02.htm.
Acessado em: 9 de agosto de 2011.
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