terça-feira, 12 de junho de 2012

Evolução da Física


Hoje eu num vou contar
Nenhum causo engraçado
Nem mesmo um romance de suspirar
Mas confesso é meio complicado
Esse assunto que vou tratar,
É de deixar qualquer um encucado

Tudo começou há muito tempo
Lá na pré-história
Nos primeiros movimentos humanos
Em rumo à vitória
Nasceu assim a Mecânica
Que já é de outra história

Vou avançar nos anos
E chegar então
Na Grécia Antiga
E na filosofia de Platão
Que mexeu um pouco com física
E com os conhecimentos de uma nação

Ainda na Grécia Antiga
Desejo comentar
Sobre Leucipo
Filosofo espetacular
Que foi o primeiro
De átomos falar

A Grécia é cheia de físicos
Mas juro vou terminar
Falando de Arquimedes
Que uma charada tinha que desvendar
E gritou Eureka, Eureka
Quando viu corpo a flutuar

Deixando a Grécia Antiga 
Vou falar de Galileu
Patrono da Física
E muito amigo meu
Foi condenado pela Inquisição
E em casa morreu

 Já Isaac Newton
Falou de gravitação
De força e impulso
De ação e reação
Três leis levam seu nome
Não duvide disso não

Coloumb, Kepler, Hertz
Poderia de todos falar
Mas demoraria horas
E vocês iriam se cansar
Me desculpem todos
Mas esses eu vou pular

De um físico excepcional
Vou falar agora
Se chama Albert Einsten
Físico da hora!
Nascido na Alemanha
Ganhou o mundo afora

A lei da relatividade
Foi ele quem formulou
E mesmo sem querer
Todo o mundo ele mudou
E como tudo sempre vai
Ele também nos deixou

Vou dando adeus
Ta na hora de ir embora
Deixei aqui meu recado
Me despido agora
E espero que a evolução da Física
Guardem na memória.
Autora:
Ozana de Fátima 3º ano Matutino (E. E. Cid Rosado – Encanto - RN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário